Quanto tempo demora para o meu livro ser publicado?

Do momento que você entrega o seu livro para a editora até o momento em que o recebe impresso para a noite de autógrafos, esse tempo pode variar muito, pois cada livro é um livro, alguns serão mais fáceis, outros darão mais trabalho, mas podemos pensar em médias.
O principal fator que vai alterar o tempo de edição e publicação de um livro (em português no Brasil, ou seja, tirando a tradução da mesa) podemos dizer que é a modalidade de publicação.
Basicamente, teremos:

  • De 3 a 6 meses para livros autopublicados; e
  • Até 2 anos para livros de publicação tradicional, ou seja, aquele publicado pela editora (sem gerar custos ou trabalho para o autor).

Por que tamanha divergência?
Bem, vejamos. Em uma publicação tradicional, o livro cujos direitos foram adquiridos entrará na linha de produção da editora. Se for uma editora de porte médio a grande, ela provavelmente já terá diversos livros em diversas etapas de produção, sendo assim, o novo livro entrará na fila, podendo levar até 2 anos para ser publicado.
Por outro lado, na autopublicação, essa fila não existe; para ser publicado, o livro demorará tanto tempo quanto levar a revisão, diagramação, design de capa e demais trâmites legais do livro, o que gira em torno de 3 a 6 meses, variando apenas pela complexidade do livro ou trabalho a ser realizado.
Lembrando, a autopublicação pode ser inteiramente realizada pelo autor, que buscará os melhores profissionais para a realização do seu livro, ou por uma editora especializada em autopublicação.
Se você está procurando uma empresa séria e competente que auxilie você a realizar o seu sonho de publicar um livro, conte conosco da 1ª Edição. Somos um escritório de serviços editoriais que permite que você escolha um serviço de que precisa, por exemplo a revisão de texto, ou que produza todo o seu livro com eles, sem dor de cabeça!