Leitura Crítica

Leitura crítica nada mais é que a leitura do seu texto por um profissional competente que irá fornecer, ao final, um relatório detalhado e honesto sobre o seu original.

No geral, seria como um leitor beta, porém especializado, que poderá fornecer um panorama profissional e honesto da obra analisada, para que assim o autor tenha em mãos uma análise confiável da sua obra e possa, a partir daí, trabalhar os pontos baixos e eventuais problemas, além de ressaltar os pontos altos do texto. Assim, o autor terá a oportunidade de enviar a obra para avaliação das editoras ou então publicar de forma independente a melhor versão de sua obra, aumentando assim as chances de publicação.

Lembre-se: nenhuma leitura crítica pode dar garantias de que a obra será publicada por uma editora tradicional.

A leitura crítica visa, principalmente, responder essas questões:

  1. Quais são os pontos altos do livro?
  2. E os pontos baixos?
  3. O que o autor poderia fazer para melhorar o texto?
  4. O livro tem chances de ser considerado para publicação por uma editora tradicional? Se sim, quais editoras poderiam se interessar pela obra?
  5. Qual é o público-alvo real da obra?
  6. Para autores que querem uma publicação independente, o que distingue seu livro dos demais? O que o torna único?
  7. Para livros de não ficção, os objetivos da obra, o que ela se propõe a estudar, são atingidos?
  8. Para livros de ficção, o parecerista poderá incluir outras questões, como: os diálogos são verossímeis? A voz narrativa guia a história de forma satisfatória? Os personagens são bem trabalhados? E a linguagem, é bem trabalhada? Entre outras questões que envolvem a própria construção da narrativa literária.

Em resumo:

  • Para que serve: para que o escritor tenha uma análise honesta da sua obra e possa conhecê-la melhor.
  • O que a leitura crítica não é: não é uma revisão de texto, ou seja, o leitor crítico não fará alterações na sua obra. Neste artigo, eu explico melhor sobre correção de texto. Também não será a garantia de publicação da sua obra. É apenas uma ferramenta de auxílio para que o autor conheça melhor a sua própria obra.

Lembre-se: uma leitura crítica é apenas uma opinião, que pode divergir de profissional para profissional, e não uma verdade absoluta.

  • Quando pedir: peça uma leitura crítica apenas se você estiver disposto a receber uma avaliação honesta da sua obra! O mais interessante neste trabalho é que ele poderá apontar problemas na obra que você não esteja vendo. Assim, a leitura crítica deve ser realizada quando a obra estiver finalizada e antes de ter sido publicada, para que autor tenha tempo de editar ou reescrever passagens do texto com base na análise que será realizada e só então enviá-la para a avaliação de editoras ou para autopublicação.
  • Como pedir: o escritor interessado deve entrar em contato com algum profissional capacitado que ofereça o serviço de leitura crítica. Aqui na 1ª Edição nós oferecemos esse serviço. Entre em contato para pedir um orçamento sem compromisso.
  • Quem pode pedir: tanto autores quanto editoras.
  • Quanto custa: uma boa leitura crítica pode variar de preço de acordo com o profissional. Geralmente, é um dos serviços menos custosos da produção editorial.

Quanto custa uma boa leitura crítica?

Acessando nossa tabela de valores você terá acesso aos preços de todos os nossos serviços disponíveis para contratação. O melhor é que você mesmo poderá calcular o orçamento para o seu livro, pois todos os valores possuem como base a quantidade de páginas do livro ou do trabalho.

Ou, se preferir, entre agora mesmo em contato conosco e peça seu orçamento sem compromisso.