Sinopse
Em um futuro no qual a realidade virtual é praticamente indistinguível do mundo real e o capitalismo selvagem gera extremos de desigualdade nunca antes vistos, a francesa Louise e o brasileiro Carlos sonham com um mundo mais justo e decidem fundar um novo país, chamado Alterrea, em uma ilha virtual onde novas formas de governo e de organização da economia podem ser experimentadas livremente.
De uma população inicial de dois habitantes, Alterrea desenvolve-se rapidamente com a chegada de dezenas de milhares de pessoas do mundo inteiro atraídas por seu sistema ergocrático, onde os empreendimentos de sucesso empoderam e beneficiam todos que trabalham neles, não apenas os detentores do capital. As rupturas não se limitam, contudo, ao sistema político e econômico, mas são testadas também nos modos de viver e se relacionar. Carlos ama Louise, mas ela não quer restringir sua liberdade em um relacionamento tradicional, o que os leva a encontrar uma forma de viver juntos sem reprimir a atração que sentem por outras pessoas, envolvendo-as na relação.
O crescimento exponencial de Alterrea a leva a assumir cada vez mais funções do Estado, mas quando seu governo decide emitir a própria moeda digital, atrai a atenção da Autoridade Internacional do Mercado que passa a perseguir o que vê como um projeto subversivo. É o início de um embate pela sobrevivência do país.
500 anos após a publicação da obra prima de Thomas More, Alterrea é uma utopia moderna que busca superar a falácia do “fim da história” e apresentar uma geração que volta a lutar por um mundo melhor. Não é um livro com soluções rígidas para os problemas da humanidade, mas um debate de ideias que leva o leitor à reflexão e dá elementos para a formação de uma opinião própria sobre os possíveis caminhos a seguir.
[hr size=”normal” type=”solid”]
Detalhes do projeto
[list type=”arrow1″ color=”secondary”]
- Cliente: Hélio Caldas
- Data: 2017
- Informação: Por encomenda do autor, Hélio Caldas, foram realizados os serviços de preparação e revisão gramatical.
[/list]